sexta-feira, 3 de dezembro de 2010




União Europeia

Europa é um continente de muitas línguas. A União Europeia tem 23 línguas oficiais, e com o alargamento da UE, o número irá aumentar ainda mais.

Além disso, a UE tem mais de 60 comunidades indígenas língua regional ou minoritária. Estes variam de antigas línguas célticas, no oeste da Europa, como o gaulês e galês, às línguas minoritárias na Europa Oriental, como cassubiano na Polónia e na Letónia Latgale.

O mosaico de línguas europeias tem desenvolvido ao longo de milénios. Sucessivos movimentos de povos trouxeram as famílias nova língua e ter eliminado as antigas, por vezes, ameaçando-os a ponto de extinção. As principais línguas europeias pertencem à família indo-européia. Estudiosos aceitar que eles evoluíram a partir de uma linguagem conhecida como raiz proto-indo-europeu, embora os detalhes precisos sobre o desenvolvimento da língua antiga que é uma questão para debate.


As línguas oficiais da União Europeia são aquelas faladas pela população dos seus estados membros. Incluem não só as oficiais, mas também as regionais. A política da UE é incentivar os seus cidadãos a serem multilingues, e em especial a serem fluentes em, pelo menos, duas línguas estrangeiras, não só para facilitar a comunicação, mas, principalmente, para desenvolver a tolerância e respeito para com a diversidade cultural. Há vários programas em andamento neste sentido. O conteúdo dos sistemas educativos, entretanto, permanece ao critério de cada estado. Podem obter-se mais informações em Política Linguística.

Decisões tomadas pelas instituições são traduzidas em todas as línguas oficiais. Os cidadãos podem contactar aquelas e solicitar resposta em qualquer uma destas. Nas reuniões de cúpula, é facultada tradução conforme a necessidade. Para as sessões do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia há tradução simultânea.



Fonte: Feito por Nós

Sem comentários:

Enviar um comentário